Comecei um canal no YouTube e está sendo difícil, mas vale a pena

Texto: Comecei um canal no YouTube e está sendo difícil, mas o processo vale a penaa, com fundo decorado por nuvens e estrelas em estilo 2D.

Essa semana, comecei meu canal no YouTube e, para ser sincero, tem sido bem difícil. Gravar os primeiros vídeos tem sido complicado. Me enrolo nas falas, cometo erros bobos e ainda não consegui organizar um jeito claro de como fazer os vídeos do jeito que eu quero. Além disso, sinto que o conteúdo que estou criando não está tão bom – chega a ser frustrante.

Mas sei que essa fase é normal e necessária. Tenho certeza de que daqui a alguns anos vou olhar para trás e ver o quanto esse momento foi importante. Mesmo que os vídeos pareçam ruins agora, isso faz parte do processo. Gravei 10 vídeos até agora, e, embora não sejam perfeitos, já percebo uma pequena melhora. E essa é a tendência: ir melhorando aos poucos.

Essa experiência me fez pensar que isso se aplica à vida em geral. Às vezes, a gente quer ser bom logo de cara, mas não é assim que funciona. Todo mundo começa com dificuldades, seja aprendendo algo novo ou começando um projeto. O importante é entender que essas fases difíceis são parte do crescimento.

Já pensei várias vezes em desistir do canal. A dificuldade é real, e sair da minha zona de conforto é chato para um caramba. Mas, ao mesmo tempo, entendo que essa fase é parte de algo maior, que estou evoluindo uma habilidade que, no futuro, será muito valiosa e significativa para mim.

Além de enfrentar os desafios, tenho alguns objetivos bem claros em mente:

  • Melhorar minha produção de conteúdo visual: Quero aperfeiçoar a parte criativa, criando vídeos mais elaborados e técnicos, desde a edição até o storytelling.
  • Evoluir no processo de criação de vídeo: Isso inclui tanto o planejamento e a roteirização quanto a execução e finalização prática de cada vídeo.
  • Expandir minha estrutura: Estar ativo em mais uma plataforma é um passo importante para ampliar meu alcance e construir um canal sólido que me traga resultados além do Adsense a longo prazo.

De forma resumida, meu objetivo é adquirir novas habilidades, expandir minha presença em mais um canal e aumentar minha fonte de renda. Claro que também pretendo monetizar com o Adsense. Mas o mais importante é que tudo se conecte: o conteúdo que produzo e a estratégia que eu tracei.

É e será bastante trabalhoso fazer isso acontecer, mas só depende de mim. Tenho metas bem definidas e claras sobre o que fazer e por que fazer. E, por mais que o conteúdo que eu produza hoje possa ser considerado ruim, para mim, ele ainda assim pode ser útil para ajudar alguém. A tendência é sempre melhorar e trazer conteúdos melhores. O importante é não desistir.

Então, se você está lendo isso e está passando por algo parecido em algum projeto, meu conselho é: não desista. Continue tentando, mesmo que você cometa erros, mesmo que o que você faz hoje não seja perfeito. Não tenha medo de começar mal, porque é assim que todo mundo começa. Cada erro é uma oportunidade de aprendizado.

E se, no fim, tudo der errado, tente enxergar a experiência como um ganho. Aprender uma nova habilidade sempre pode ser útil em algum momento. Por exemplo, eu tenho um negócio digital. Se, por algum motivo, as coisas não saírem como o esperado e tudo der errado, ainda assim terei as habilidades que aprendi. Isso me dá a possibilidade de trabalhar no mercado tradicional e construir uma carreira com o que sei fazer.

Mas tenha fé no processo. Com o tempo, as coisas vão melhorar, e você vai se sentir grato por ter passado por essa fase. Tenho certeza.

Para você dar uma olhada...